ONG JARAN

A ong ONG na escola nasceu da ideia de motivar os alunos para a prática da cidadania. Esse projeto é desenvolvido na disciplina de Geografia durante o ano letivo.
A príncípio a idéia era ensinar na teoria como nasce uma ONG (Organização Não Governamental) e quais são os seus objetivos, mas em virtude do interesse de alguns alunos dessa Unidade Escolar em especial alunos da 6ª série D do Ensino Fundamental ela passou da teoria para a prática.
A ONG na escola foi criada na Semana do Meio Ambiente (primeira semana de junho do ano letivo de 2007).
A 6a série D escolheu um nome para a ONG, uma diretoria que conta com presidente, vice-presidente, 1° secretário, 2° secretário, 1° tesoureiro, 2° tesoureiro, conselho fiscal, sócios fundadores e demais componentes.
Foi determinado pela ONG os objetivos gerais e os específicos para um. primeiro momento, para dar inicio as atividades da organização.
Foi criado um logotipo, um símbolo (marca) para identificar a ONG .
O projeto conta com o apoio da direção, coordenação da E.E. "Dr. Jovino Silveira", além dos demais componentes da comunidade escolar.
Professora responsável pelo projeto: Maria Ap. D. Silva.



ONG JARAN:NA PREFEITURA DE SERRA NEGRA  DISCUTE PROJETOS.
SANEAMENTO BÁSICO
O ribeirão Serra Negra foi todo recuperado, já que não existe mais o despejo de esgoto doméstico no ribeirão. Todo o esgoto é captado por uma rede de tubulações que pode ser vista como um degrau no fundo da canalização, que é tratado na estação de tratamento de esgoto do bairro dos Leais. Já o bairro das posses, que despeja o seu esgoto em fossas e pequenos ribeirões da área, está prevista a construção de outra estação de tratamento de esgoto e captação dos seguintes bairros: Nova Serra negra, Macacos, Placidolândia, Jd. Das Palmeiras, Belvedere do Lago, Giraldi e loteamentos vizinhos. As Três Barras e Jd. do Salto não tem captação de esgoto e não há previsão para início de obras. A Sabesp, companhia responsável pela região, irá investir cerca de 12 milhões de reais em saneamento básico na região do Bairro das Posses.
* COLETA DE PILHAS, BATERIAS E MATERIAIS ELETRÔNICOS.
A prefeitura estaria entrando em contato com empresas especializadas na reciclagem destes materiais e em breve serão divulgadas mais informações.
* COLETA DE LÂMPADAS
A empresa que foi contatada pela prefeitura cobra R$0,82 por lâmpada enviada para reciclagem, valor inviável para a prefeitura. Mas com a nova lei "política nacional dos resíduos sólidos", as empresas e revendedores de lâmpadas são obrigados a receber as lâmpadas queimadas.
REFLORESTAMENTOS
A prefeitura vem realizando reflorestamento das APP's da cidade com mudas do berçário ou doações de empresas. As áreas disponíveis são muitas, mas o problema seria a mão-de-obra para limpeza e manutenção das mudas. A OMG-Copaíba vem fazendo o reflorestando em áreas particulares em várias cidades da região, serra negra está incluída no projeto e já recebeu cerca de 8000 mudas de 2009 para cá.
A ONG-JARAN, junto à E.E. Dr. Jovino Silveira pretende realizar um pequeno plantio de árvores na semana do meio ambiente, a qual terá vários eventos que serão divulgados no blog assim que forem confirmadas as datas e programação.
* ILUMINAÇÃO PÚBLICA E POLUIÇÃO VISUAL
A ideia é mudar a lei orgânica do município da forma que os novos loteamentos tenham sua iluminação pública compacta, ou com fios subterrâneos, por causa da poluição visual e arborização. A iluminação compacta possibilita o plantio de árvores nas calçadas, perto de postes, além de serem mais seguras para a população. A previsão é de que o resto da cidade se adeque a está nova lei que ainda está sendo criada e pode levar alguns anos.
Em alguns dias estaremos publicando mais informações da secretária do meio ambiente e outros assuntos, como enchentes, queimadas e a situação do Canil Municipal.
Fonte:Tv Evologia
Altor:Vinicius de Sousa Lapa
 
© 2010 ECOLOGIA EM DESTAQUE - Powered by Blogger - Desenho :: Templates e Acessórios ::